O filme Mossane (1996), de Safi Faye, retrata a vida de uma adolescente de 14 anos numa vila pouco povoada do Senegal. Mossane é apaixonada por Fara, um estudante pobre que retornou ao vilarejo após a deflagração de uma greve em sua universidade. Porém, ela foi prometida em casamento pelos pais a Diogoye, um homem que imigrou para França muitos anos atrás. Assim, a história de Mossane é a história do enfrentamento entre o desejo pessoal e as amarras da tradição familiar. O final da película, com a morte da protagonista, representa um cenário de dilaceramento completo, uma vez que todos perdem nesse enfrentamento ocorrido.
Entre os momentos mais relevantes do filme, pode-se destacar a relação dos senegaleses com as doenças. Diante da enfermidade tida pelo irmão de Mossane, a família recorre a um tio curandeiro. Em seguida, entrega oferendas a uma árvore ancestral com o intuito de pedir pela saúde do jovem. Posteriormente, ao suspeitar de uma relação incestuosa entre Mossane e seu irmão, ambos são submetidos a um desgastante ritual de purificação. Portanto, cenas como essas citadas demostram a complexa espiritualidade do povo africano, que busca através da doação e do sacrifício a cura para os males do corpo e da alma.
Ademais, o desejo da família de Mossane em forçar o seu casamento com Diogoye é outro momento importante do filme. Após impedir a jovem de continuar com os estudos, seus pais a obrigam a se casar com esse homem desconhecido. Contudo, mais do que a observância a uma tradição, o casamento entre Mossane e Diogoye significa o acesso a recursos financeiros (dote) importantes para a família. Nesse sentido, a obra da cineasta Safi Faye reflete sobre o que as pessoas são capazes de fazer diante de um cenário de pobreza. A fala do personagem Fara, respondendo a um primo de Mossane, explica bem essa questão: “quando a terra não alimenta mais os humanos, não há moral”.
Dessa forma, como conclusão, é possível dizer que o filme Mossane se apresenta como sendo um interessante retrato da sociedade senegalesa e africana. Por meio dele, conhecemos os hábitos desses povos, sendo que um dos mais recorrentes é a realização de refeições sentados ao chão. Entretanto, o filme também aborda os problemas que envolvem a África, dando especial destaque para as restrições de liberdade vividas pelas mulheres. Dessa forma, penso que o objetivo principal da narrativa é denunciar os perigos de uma sociedade na qual a “honra vem antes do sentimento”.
Comentários
Postar um comentário